Páginas

março 31, 2011

O melhor amigo do ser humano..

Adoro bichos.... e amo os cachorros (assim como as aves). Temos três: 2 pegos na rua e uma, Juli, minha paixão, pega num abrigo... 

Cachorro pra mim ou é dado por alguém ou é pego, adotado. Não compro cachorro (nem gato) com tantos abandonados por aí... como resistir a um olhar como este ao lado da Ju??
Compro briga na rua se ver alguém maltratando um bicho, ah compro mesmo!

Sempre tive cães... não consigo lembrar de minha pequena existência sem a memória deles. Já chorei muito com várias histórias, com suas 'idas', de várias maneiras.. já disse que não queria mais... mas não resisto! Não consigo viver sem eles... 

Só quem convive entende o que eu digo...  só quem tem olhos de ver. 

Eles nos amam incondicionalmente... estão sempre alegres e dispostos... se eu sair 10 vezes, 10 vezes me recebem como se não me vissem há anos!! (às vezes irrita né, tanto amor....rsrsr ) mas se soubéssemos aprender com eles.... a manifestar nosso afeto, sem medo... a valorizar os que queremos bem... a sermos felizes com pequenas coisas...

Tive um dia ruim ontem... uma crise de nervos... chorei... fui dormir com uma tristeza no peito. Aí hoje de manhã, tristinha ainda, me arrumei com a TV ligada (raramente faço isso de manhã cedo)... mas eu tinha que ver, sem saber,  uma coisa que me emocionou muito:

A história de um morador de rua, Renato,  e seu cão, o Neguinho. 

Renato foi levado para um abrigo, mas o seu cão não pôde ir com ele (óbvio né).. então ele o deixou amarrado na grade numa praça em Ipanema. Ao voltar no mesmo dia para pegar o cão... cadê Neguinho?! Sumiu....

Ele ficou arrasado e  a população local, emocionada , se mobilizou, colando cartazes, juntando uma grana, até chegar  a R$1.000,00 como recompensa. Ao ver os cartazes, um casal o devolveu (recusando a recompensa) dizendo que ele estava sendo maltratado por meninos de rua, que o estavam queimando com pontas de cigarro.

( interessante... enquanto um constrói um afeto, outros escolhem o caminho da dor... da destruição.... da maldade)

E quando Renato reencontra o Neguinho, é só festa, de ambos os lados.... então ele disse : " ele é meu único amigo... é tudo pra mim " (não sei se foram estas palavras, mas algo do gênero)

Gente... me emocionei tanto!! Chorei......... ( já tava fragilizada).. mas senti uma felicidade tão grande por eles... por saber que tem gente boa neste planeta tão necessitado de boas ações!

E o mais doido é o seguinte:  umas 2 horas depois, estava no ônibus, em Laranjeiras, quando olho na calçada e quem vejo?! o Renato e o Neguinho!!!!!!! Todos serelepes.......

Isto me lembra uma outra história de morador de rua e cachorro:

estava eu andando no centro há 1 mês atrás, antes do carnaval, quando vejo um morador de rua, com um cachorrinho, filhote, branco no colo... passei, e de rabo de olho, (não gosto de ver cenas com bichos... fico muito mexida) vi que ele tava dando boca abaixo, catchup !! Meu coração apertou... ficou miudinho.... o cara não tinha comida, mas tava tentando dar algum alimento pro cachorrinho... era o que ele tinha! Um cuidado que ele tinha pelo cão.... talvez sua única troca de afeto.... 

Quantas vezes eu já vi mendigos andando com vários cães... carrinhos de mercado cheio de cachorros, todos felizes....fico muito comovida com essas cenas..

 Como dizia Machado de Assis

" Há várias formas de se amar... o modo pouco importa, o essencial é amar."

"Os cães são o nosso elo com o paraíso. Eles não conhecem a maldade, a inveja ou o descontentamento. Sentar-se com um cão ao pé de uma colina numa linda tarde, é voltar ao Éden onde ficar sem fazer nada não era tédio, era paz." (Milan Kundera)

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem." (Arthur Schopenhauer)

"Enquanto o homem continuar a ser destruidor impiedoso dos seres animados dos planos inferiores, não conhecerá a saúde nem a paz. Enquanto os homens massacrarem os animais, eles se matarão uns aos outros. Aquele que semeia a morte e o sofrimento não pode colher a alegria e o amor." (Pitágoras)

"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." (Charles Darwin)

"Não se deve atropelar um cachorro, Nem qualquer outro animal
Todo mundo tem direito à vida, Todo mundo tem direito igual"  
( 'Rua da Passagem' de Lenine)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Se quiser deixar um comentário......
:o)