Páginas

maio 08, 2011

Um retirante no CCBB

Bem, eu deveria ter escrito este texto há exatamente 1 mês atrás... mas tanta coisa acontece, e o tempo voa... então só agora o faço... mas como diz o ditado: 'antes tarde do que nunca'...srrsr.
Vamos lá!

Neste dia em questão, havia ido com  uma amiga, que não via há muito tempo, ver um show no CCBB. Darei um nome falso para ela.. deixe-me pensar.... CORALINA!!

Bem, ao sairmos do CCBB, descendo os degraus da entrada magnânima na 1º de Março, demos de cara com um homem parado no cantinho, se protegendo da chuva (tava chuviscando).  Nos assustamos, íamos embora, quando ele começou a falar com a gente... ficamos por 1 segundo em dúvida, se parávamos ou não.... se era mais uma pessoa pedindo dinheiro.. mas nos olhamos e alguma coisa nos fez parar... 

Ele queria uma informação... começou a falar... falar muito e muuuito rápido... não entendíamos absolutamente nada... só entendi que ele era do interior da Bahia... um matuto, no melhor sentido da palavra. Um retirante.. uma pessoa simples, do interior ... com aquele sotaque fortíssimo, embolando literalmente as palavras ( eu devo ter feito muita careta tentando entender o que ele dizia) .. parecia um dialeto... e ele estava visivelmente nervoso, cansado, deseperado. Falando que queria voltar pra casa... que nunca mais voltaria pro RJ, que não precisava disso, que queria só plantar e criar as galinhas dele. 

Não estávamos entendendo nada, e já ficando nervosas.. e ele repetindo, repetindo, como um disco furado. Um desepero....Pedimos para ele falar devagar... e aí, entendemos a história:

Ele tinha um irmão que já morava no Rio de Janeiro... então ele combinou com ele de vir de mala, cuia e família, pro Rio, tentar a sorte. Só que veio, um tempo depois, sem confirmar... saiu da fazenda na frente (a família viria 2 dias depois com bagagem) enfrentou 2 dias de viagem, chegou na casa do irmão e................. este tinha ido para o Paraná!! Sem falar nada!! 

Ele ficou deseperado, voltou para rodoviária, sem dinheiro, e implorou ao motorista por um lugar em pé ou no bagageiro, para voltar para casa antes de sua família vir!! Olha que loucura!!!!!!! Claro que ninguém permitiu... você vale o que tem... se não tem dinheiro não tem nada. 
Morremos de dó.... mas, o que fazer?? 

Ele não tava pedindo dinheiro.... queria ir para alguma instituição que o ajudasse... já tinha ido na catedral, mas esta o ignorou dizendo que teria que ir para o abrigo.... nem pensar, disse ele.

Bem, o que fazer diante dessa situação?! Foi então que Coralina disse que iria até a Rodoviária com ele ver como ajudar. Fiquei parada olhando para ela... eu tava na rua desde 7 e meia da manhã, ou sejá há 12 horas... tava exausta... ela sabia disso, me 'mandou' voltar para casa e saiu correndo e entrou num ônibus com ele. Eu fiquei com cara de idiota na rua, me sentindo péssima por não ter ido com ela.. e preocupada pensando naquela história doida... liguei pra ela e pedi que me ligasse quando chegasse em casa.

Ela me ligou depois... tentou de tudo na empresa... e decidiu comprar a passagem... uns R$ 300,00 ... deu um jantar pra ele e um dinheiro suficiente para comer durante a viagem de volta. Ele ficou tão feliz!! Iria conseguir evitar a vinda da família... (espero que tenha dado tudo certo).Ele deu muita sorte! A estrela dele é muito boa...

Pois é..... agora vem as reflexões....fiquei muito mexida com tudo isso.

1) O que teria sido dele se não tivesse encontrado a Coralina? Estaria na rua. Numa cidade como Rio de Janeiro... e a família dele? Perdida também.... Isto já deve ter acontecido é muito neste Brasil tão grande, com tantos contrastes... aliás, deve estar acontecendo agora em algum lugar!

2) Se eu estivesse sozinha não teria parado... devo confessar, a contragosto, que sou dura, fria, medrosa, como muitos nesta cidade. Eu, palhaça, artista, cheia dos discursos, teria deixado ele lá.... à sua própria sorte. Não é fácil para mim admitir isso...

3) Admirei, e invejei a atitude de Coralina... corajosa, solidária, desapegada, amorosa...sou feliz por tê-la como amiga !

4) Porque somos, ou nos tornamos, frios, desconfiados, medrosos, amargos, distantes...? Claro que provavelmente você vai responder: 'porque tem muita gente mentirosa, mau caráter, que se aproveita de sua boa vontade, te manipula, para se dar bem..' mas será que não usamos isso como álibe para fechar os nossos olhos totalmente, não discernindo o joio do trigo? 

Estou falando por mim.... e talvez por muita gente....  mais uma vez, filosofando, refletindo.....

'...eu quase não falo, eu quase não sei de nada
sou como rês desgarrada, nessa multidão boiada caminhando a esmo...' 
(Lamento sertanejo, Gilberto Gil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Se quiser deixar um comentário......
:o)