Páginas

março 13, 2011

CARNAVAL : Alegria ou Euforia?

'Tô me guardando pra quando o carnaval chegar.....' (Chico Buarque)

Acho que este deve ser o lema de muita gente nas festas de carnaval.

Não sou carnavalesca mas adoro samba... afinal sou filha de percussionista né! Adoro tocar um tamborim numa roda..

Também acho lindo o desfile das escolas de samba.... é um espetáculo teatral. Uma ópera popular!

Me pergunto sempre como deve ser o processo de elaboração e construção.. a adaptação do enredo. Enfim, como artista, acho incrível toda a criatividade envolvida nesta atividade. E confesso que tenho um xodó especial pela Mangueira, berço de Cartola e Nelson Cavaquinho, 2 grandes compositores que eu amo.


Tenho, inclusive, como ítem na minha lista de projetos pessoais, sair numa bateria de escola de samba. (tô criando coragem para ir aos ensaios......  rsrrs)

Também acho muito legal a volta do carnaval de rua.. para toda a família.. idosos, jovens, crianças, cachorros... rsrsr. A brincadeira no ar.


 Me lembro bem da época em que carnaval era sinônimo só de Sapucaí ou dos bailes em clubes onde só rolava a sacanagem  , então as pessoas saíam do Rio de Janeiro (confesso que adorava ir à praia que sempre tava vaziiiia). Também ia muito ao cinema porque rolavam altas promoções... era uma overdose de filmes (isto não existe mais..)

Hoje, o mundo todo vem para o Rio...




Então chego ao outro lado da moeda... onde quero 'filosofar'....rsrrs

Como boa libriana, não gosto de exageros, de polos.
E tenho a impressão de que estamos vivenciando um certo exagero agora.... me perdoem os apaixonados pelo carnaval de rua.

Como palhaça (é, sou palhaça profissional, apesar de estar em crise neste momento..), adoro a alegria espontânea.... mas, até que ponto a alegria pode se transformar em histeria?

Morar na Lapa, e ver, o antes, durante e o pós carnaval, é, no mínimo, curioso. Faz-nos pensar (para quem gosta), e eu, infelizmente, tenho uma mente que não pára.... digo infelizmente, porque cansa.. às vezes não nos leva para lugar nenhum... às vezes nos entristece.. mas o barato, é observar e refletir.

E saindo de casa cedo, confesso, que sempre me assustava. Com a quantidade de lixo inacreditável.. com a quantidade de  pessoas bêbadas e jogadas nas calçadas... meninas.. meninos.. sujos.. muitos, provavelmente nem curtem samba de verdade... e percebia um olhar tão vazio nos semblantes... sentia uma solidão .. pareciam zumbis. Não via a alegria... E assim foi em todos os dias... muuuuuitos blocos.... muuuuito barulho...... muuuuita bebida...... muuuuuuita gente... EUFORIA. 

E o que me pergunto é até que ponto as pessoas querem se divertir... ou só fugir. Porque há diferença. Claro que tem muita gente que vai para um bloco para dançar, para tocar, curtir um samba ou marchinha, encontrar os amigos, relaxar, paquerar... mas tem também pessoas que não conseguem relaxar no seu cotidiano... que só conseguem sorrir às custas da bebida... que só conseguem se aproximar do outro sexo (ou do mesmo) neste período... onde tudo é permitido, onde se experimenta o sabor da liberdade.... onde ninguém é de ninguém... onde basta olhar para rolar algo mais. 

Acho que em vez de botar máscaras de carnaval, muita gente tira as suas... e muito provavelmente talvez nem se reconheçam. 

Cansei de ouvir pelas ruas frases como:
-'ah, hoje vou pegar não sei quantas!!'
-'nossa, fiquei com fulano e beltrano... não lembro de nada....'
-' eu não quero saber de nada, quero é beber muuuito!"

E depois?

Ouso até dizer que a música, o samba, a fantasia, são apenas panos de fundo.. um meio, e não o fim.. 

Para abrir as jaulas de nossas feras, reprimidas ao longo dos anos, da vida. 

Aliás, me desculpem, me retiro deste grupo, não que não tenha as minhas feras, tenho, e são muitas, mas porque as solto através da minha palhaça... graças a Deus! Cada um faz o que pode....haaaha pior é quem não as solta.. ou as solta feito uma manada desenfreada.

Bem, continuarei refletindo sobre o tema...

'E um dia, afinal, tinham direito a uma alegria fugaz, uma ofegante epidemia, que se chamava carnaval....'
(Chico Buarque)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Se quiser deixar um comentário......
:o)