Páginas

fevereiro 13, 2011

Salve Chico Rei...


Adoro Chico Buarque.... como todas as mulheres que o conhecem e que tem um mínimo de sensibilidade né... (coitadas daquelas que não sabem da sua existência... eita vidinha pobre, cinza...)

Essa foto aqui em p&b é de matar né não... putz!!! 
Lindo de morrer..........

Pois bem...mesmo sendo apaixonada, há muito tempo não ouvia suas músicas.... ultimamente tenho ouvido mais música instrumental.. choro, jazz, clássica. Mas semana passada foi, digamos, a redescoberta... recordar é viver.

Estava numa peça de teatro de amigas minhas.. numa troca de cenário há um jogo com a platéia.. são várias capas de LPs com texto no verso.. a 1ª foi o Michael Jackson, se não me engano.. quando virava estava escrito palmas, logo, a platéia aplaudia. A próxima foi uma do Chico... pensei com meus botões ' ah, é para bater palmas sem pedir né?'.... e antes que ela virasse a placa comecei a bater palmas. 
Detalhe: só eu. Não preciso dizer que todos, inclusive eu, estavam rindo.... ah essa vida de palhaça...

No dia seguinte, chego na minha mãe e ela tá com o rádio ligado... daqui a pouco toca 'Construção' do Chico ( a minha preferida, se isso é possível né... escolher uma..). 

Aumentei o volume... chorei (como quase sempre com as músicas do Chico).. e corri para botar os meus cds dele .... ouvi, cantei, dancei, toquei e chorei... muito.... de me acabar... de tremer o corpo.. de ficar com os olhos inchados. 

Lavei a alma... matei a saudade (que não sabia ser tanta) e entendi porque gosto tanto, mas tanto , de suas músicas, apesar de sofrer.... rsrs. 

Claro que sempre soube que ele é um grande poeta, letrista, melodista.... mas neste dia saquei que quando ouço uma música dele, é como se eu estivesse vendo um filme. É cinematográfico! E eu que adoro cinema..... 

Ele conta uma história... mostra os personagens.. e te dá a trilha para você imaginar toda a cena e ver as cores, sentir os cheiros... é incrível.

Ouça com atenção: 
'Construção
'Meu Guri'
'A Valsinha'
'Gente Humilde'
'Minha História'
'Beatriz' (esta acaba comigo, me sinto a própria), 
'O Circo Místico' (esta me despedaça... me identifico, ainda mais neste momento da minha vida), 
'Cotidiano
' Geni e o Zepelin '
'Todo o Sentimento', ,
'Eu te Amo'
 e por aí vai... são muitas, muitas.... 



E como ele brinca com as palavras... com a propriedade que só um criador tem.

É um rei. Das palavras.. das imagens.. dos sentimentos.. 

E eu, uma súdita, o reverencio .....

Te amo! 

Obrigada por todas as músicas e canções lindas que povoam nosso imaginário, que nos fazem pensar, refletir e nos emocionam!
Salve Chico Rei!!

'Não
Não sei se é um truque banal, se um invisível cordão
Sustenta a vida real, cordas de uma orquestra
Sombras de um artista, palcos de um planeta
E as dançarinas no grande final
Chove tanta flor, que, sem refletir
Um ardoroso espectador vira colibri ...'
(O Circo Místico)


 

Um comentário:

  1. Tirando a observação sobre a "beleza máscula" do Chico (rsss), eu tambem adoro sua Obra. E é uma pena que com a segmentação das emissoras de rádio, não o ouvimos mais.Outro dia ouvi um comentário que dizia que não existe música boa e música ruim, e sim, músicas que compõem a trilha sonora da vida de cada um. Mas, aqui pra nós, quando nesta trilha tem um gênio como o Chico, o nível é outro...
    "♫ Não se afobe, não/Que nada é pra já/O amor não tem pressa/Ele pode esperar em silêncio ♫"

    ResponderExcluir

Olá! Se quiser deixar um comentário......
:o)