Páginas

janeiro 26, 2011

Moradores da Mata Atlântica em Santa Teresa.......

Santa Teresa... pedacinho do céu, cercada pela Mata Atlântica em pleno centro da cidade do Rio de Janeiro. Sou suspeita pra falar, porque nasci lá (não literalmente né! )... passei minha infância, adolescência, juventude (vamos parar por aqui..rsrrsr).

Um bairro peculiar com características particulares: o bonde.. a arquitetura antiga.. o clima ameno.. com muitos artistas (como meu pai e eu), intelectuais, hippies (ainda existem?) ... pessoas que gostam de silêncio, natureza, e o tempo que tem outra dimensão.

Mas não pensem que não há problemas: são muitos. Acesso difícil.. táxi reclama.. se você passar mal de madrugada tá ferrado... a única padaria fechou.. deslizamentos.. ônibus? poucos e cheios.. e tudo caro, agora então que tá cheia de turistas, já viram né.....

Mas a minha postagem de hoje é sobre a Santa Teresa pedaço da Mata Atlântica.

Eu adoro bichos.. por isso fiz biologia.. e Deus me abençoou me botando para morar neste bairro tão querido, apesar de eu ter saído de lá. 

     


  Acordava com o canto dos tucanos........

 


os micos vinham direto em casa.. inclusive uma vez, após uma tempestade, apareceu um miquinho doente.. a gente tratou dele até um dia que a gente pegou ele jogando 5 x 1.. ah........ deu uma peninha e aí soltamos ele!!







Uma vez caminhando, quase chegando no Silvestre, vi macaco prego... chorei de emoção (é.... eu choro com facilidade).. depois passaram a vir em casa também, atrás de comida....




Fora as aves que são minha paixão! Sabiás, saíras 7 cores, sanhaço, saíras azuis, gaturamo, sanhaço verde e o Jacú, no meio da foto... todos esses dando o ar da graça na nossa área...

A gente botando frutas e eles nos retribuindo com  momentos de tanta beleza que nunca sairão de minhas lembranças... sou capaz de ficar horas observando-as.... invejando-as...

E o melhor é ainda me surpreender, após tantos anos, com animais 'inéditos'..

 



Uma noite dessas estava  numa ladeira quando ouvi uns barulhinhos estranhos... fiquei quieta e saquei que era algum bicho.... na verdade era um 'diálogo'..... aí olhei para o telhado de um prédio e vi 2 bichos caminhando... corcundas... grandes... e desconfiei se tratar de ouriços (porco espinho)..... depois no computador busquei no google e bimba!! 


Eram ouriços!!! Um casal, com certeza.... e a voz deles é muito fôfa......



E para finalizar, estava passeando num domingo ensolarado desses na parte alta... junto da floresta... quando ouço um 'bate-boca' junto das jaqueiras.... pensei que eram macacos-prego.... fiquei quieta observando e u-la-lá!! QUATÍS!!!!!!!!! Muitos..... uma família italiana pelo jeito, porque resmungavam muito, e alto.... tavam disputando comida a tapa! 


Que vontade de pegar....... eu ADORO quatís!!! Com aquele rabão em pé.... serelepes, curiosos!! 
Ai que felicidade....

Mas só quem tem olhos de contemplação... de respeito e amor pela natureza.... de um outro tempo .... é que pode ser abençoado com essas revelações...... obrigada Deus!

"Voa bicudo, voa sanhaço ,vai juriti ...
bico calado, muito cuidado,que o homem vem aí ..." 
(Chico Buarque)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Se quiser deixar um comentário......
:o)