
Um bairro peculiar com características particulares: o bonde.. a arquitetura antiga.. o clima ameno.. com muitos artistas (como meu pai e eu), intelectuais, hippies (ainda existem?) ... pessoas que gostam de silêncio, natureza, e o tempo que tem outra dimensão.
Mas não pensem que não há problemas: são muitos. Acesso difícil.. táxi reclama.. se você passar mal de madrugada tá ferrado... a única padaria fechou.. deslizamentos.. ônibus? poucos e cheios.. e tudo caro, agora então que tá cheia de turistas, já viram né.....
Mas a minha postagem de hoje é sobre a Santa Teresa pedaço da Mata Atlântica.
Eu adoro bichos.. por isso fiz biologia.. e Deus me abençoou me botando para morar neste bairro tão querido, apesar de eu ter saído de lá.
Acordava com o canto dos tucanos........
os micos vinham direto em casa.. inclusive uma vez, após uma tempestade, apareceu um miquinho doente.. a gente tratou dele até um dia que a gente pegou ele jogando 5 x 1.. ah........ deu uma peninha e aí soltamos ele!!
Uma vez caminhando, quase chegando no Silvestre, vi macaco prego... chorei de emoção (é.... eu choro com facilidade).. depois passaram a vir em casa também, atrás de comida....
Fora as aves que são minha paixão! Sabiás, saíras 7 cores, sanhaço, saíras azuis, gaturamo, sanhaço verde e o Jacú, no meio da foto... todos esses dando o ar da graça na nossa área...
A gente botando frutas e eles nos retribuindo com momentos de tanta beleza que nunca sairão de minhas lembranças... sou capaz de ficar horas observando-as.... invejando-as...
E o melhor é ainda me surpreender, após tantos anos, com animais 'inéditos'..

Uma noite dessas estava numa ladeira quando ouvi uns barulhinhos estranhos... fiquei quieta e saquei que era algum bicho.... na verdade era um 'diálogo'..... aí olhei para o telhado de um prédio e vi 2 bichos caminhando... corcundas... grandes... e desconfiei se tratar de ouriços (porco espinho)..... depois no computador busquei no google e bimba!!
Eram ouriços!!! Um casal, com certeza.... e a voz deles é muito fôfa......
E para finalizar, estava passeando num domingo ensolarado desses na parte alta... junto da floresta... quando ouço um 'bate-boca' junto das jaqueiras.... pensei que eram macacos-prego.... fiquei quieta observando e u-la-lá!! QUATÍS!!!!!!!!! Muitos..... uma família italiana pelo jeito, porque resmungavam muito, e alto.... tavam disputando comida a tapa!
Que vontade de pegar....... eu ADORO quatís!!! Com aquele rabão em pé.... serelepes, curiosos!!
Ai que felicidade....
Mas só quem tem olhos de contemplação... de respeito e amor pela natureza.... de um outro tempo .... é que pode ser abençoado com essas revelações...... obrigada Deus!
"Voa bicudo, voa sanhaço ,vai juriti ...
bico calado, muito cuidado,que o homem vem aí ..."
(Chico Buarque)