Páginas

novembro 12, 2010

Pedro Sorongo, meu pai....




Pedro Sorongo... Pedro Santos... Pedro da Lua.... meu pai.

Ex-combatente da 2ª Guerra... carioca.. percussionista.. compositor.. inventor de instrumentos.. filósofo.. espiritualista.


Sou muito parecida com ele.. na aparência.. no jeito.. na maneira de ver e sentir o mundo. A criatividade.. a contemplatividade.. o talento artístico..a introspecção.. Até meu narigão...rsrrs


Não tive muito contato físico com ele. Como um músico típico ,  tinha um universo próprio.. era distante .. tinha dificuldades em lidar com as questões práticas do dia-a-dia (como eu...).. com o dinheiro.. era sem ambição.. para ele o que importava era ter espaço interno para criar. Sei como é isso...

O que teria sido dele sem minha mãe? Minha mãe foi, e é, a fortaleza.. a guerreira.. a companheira, o esteio. Sempre o motivou a continuar nesta árdua escolha: viver de sua arte. Meu pai sofreu no meio.. largou emprego em TV.. isto foi no auge de seu despertar espiritual.. e minha mãe ao seu lado.. trabalhando fora.. e em casa, fazendo baquetas e bolsas para instrumentos para vender.

Apaixonado por futebol, não tinha time, via qualquer jogo..adorava ir no Maracanã ! Também né....., ele pegou o auge do futebol arte: Garrincha, Pelé, Rivelino... (nisso não tenho nada a ver com ele, só torço para o Brasil, e olhe lá!).


Gostava de ficar em casa (como eu)... pesquisando seus sons.. inventando seus instrumentos.. fazendo suas colagens.. arrumando o quintal.

.
Adorava cinema (como eu)... desde moleque, época que havia música ao vivo pros filmes mudos.. os cinemas da Cinelândia... lindos... muitos.

Fã de Chaplin.. o Gordo e o Magro.. Buster Keaton.. (como eu..). E eu que acabei virando palhaça..rsrrsrs






Meu pai era muito bem humorado. Piadista. Debochado.


Embora distante fisicamente.. tínhamos muita afinidade.

Mas eu era muito ausente.. não curtia o som dele.. imagina, ou eu ouvia música clássica quando criança, ou pop depois de 'aborrescente'. Música instrumental? Jamais. Hoje adoro! Música com temática espiritual?? Gente, eu só pensava quando iria aparecer meu 'príncipe encantado'! Tá, já aprendi que são todos sapos e que nós mulheres não somos a Cinderela.


Olha os nomes que circundavam minha infância e adolescência,  e rodavam no caderninho de telefones do meu pai: Sebastião Tapajós.. Waldir Azevedo..Baden Powell.. Paulo Moura.. Paulo Cezar Pinheiro.. Dino 7 cordas.. Pachequinho.. Radamés Gnattali.. Jorjinho do Pandeiro.. Raphael Rabello.. Leo Gandelman..


Mas sei que ele 'se foi' sem eu o ter compreendido... fico triste com isso.


Me lembro quando estava fazendo vestibular para biologia.. ele chegou, como quem não quer nada, e falou: 'eu sei que não devo me meter na sua vida... mas você sabe que leva muito jeito pra música.' Estudava piano desde criança... Bem, fiz a faculdade de biologia. Ele foi na minha formatura, e 2 meses depois estava eu no São João Batista me despedindo dele ...
Um ano depois entrava para UNIRIO........ para fazer música.

Agora, depois de muito fugir deste tema, o meu pai, e toda sua memória, minha memória, criei um blog para ele... na verdade praticamente um site! Com fotos de seus instrumentos, áudio de suas músicas... e posso dizer que estou muito feliz. Feliz por organizar, conhecer, pesquisar, descobrir, reconhecer, valorizar.. é um religare.. com minhas origens.. minha família.. minhas influências.


Hoje ouço suas músicas e compreendo. Mais do que isto, gosto muito! Descobri que ele tem fãs por todo o mundo. Que sua obra é cult. Me sinto orgulhosa de ser sua filha e herdeira..


Pois é, tudo tem o seu tempo..


Também sei que tenho muito trabalho pela frente. Que novos e bons ventos me levem...


".... você é você pra onde for,  com tudo que junta, com tudo que tem, com tudo que faz..." 
( Pedro Sorongo da música 'Quem sou eu?' )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Se quiser deixar um comentário......
:o)