Páginas

junho 15, 2011

Santo Antônio chantageado..????

Eu deveria ter escrito este texto ontem, dia 13/06, dia de Santo Antônio, mas.......... não deu. 
Então, escrevo agora sobre este tema: o santo casamenteiro.... e seus fiéis.





Estava eu ontem num brechó (não posso ver um..rsrrsrs), quando comecei a conversar com uma senhora lá.... e o assunto se voltou para relacionamentos... casamentos... aí ela lembrou que era dia de Santo Antônio.. aí, me deu vontade de ir na igreja no Lgo da Carioca porque é festa, cheia de bandeirinhas, comidinhas típicas... 

Comentei com ela.. aí ela ficou tooooda animadinha, e percebi que ela era um 'pouco' beata... achei engraçado.... então ela me disse que eu (já que comentei que estou solteira) deveria ir lá e inclusive comprar, por uma bagatela de R$ 4,00, uma imagem do santo com um buraco no braço e o menino solto. "Hein????" Eu perguntei...  

É o seguinte: você faz o pedido e diz pro santo que quando for atendido você coloca o menino  de volta no buraco do braço dele... . Olhei para ela... pensei... comecei a rir e disse: 
"Nossa, isso é chantagem!! Que coisa feia chantagear o santo..."  E o merecimento de cada um, onde está??

Como estava indo na direção da igreja, decidi dar uma passada... ela, toooooooda animada, decidiu ir comigo também.... :( 

e fomos conversando.. só que ela estava indo para a outra igreja de Santo Antônio, a dos pobres, na rua dos Inválidos (inclusive é onde fui batizada)... e é aqui onde começa na verdade sobre o que quero falar. 

Era um comércio em volta.. medalhinhas.. rosários.. imagens..  Aí me lembrei daquela passagem de Jesus quebrando tudo, expulsando os comerciantes de dentro do templo...


E o povo ali, aglomerado... repetindo o que o padre falava... ou então na imagem do santo dentro da igreja fazendo os seus pedidos: para arrumar namorado(a), para casar, para ter filhos, sei lá mais para que... 

Ou então comprando alguma coisa no bazar (pão, imagens, medalhas, rosários, pingentes, blusas... ) enfim, um arsenal para conseguir realizar o  tal pedido. Inclusive a tal imagem do santo sem o menino para você o chantagear. 

Pois é.. a pessoa para conseguir o que tanto quer, além de esperar que alguém resolva tua vida, aqui no caso pedir uma intervenção divina, sequestra, subjuga, chantageia ou bota o santo de cabeça para baixo........! Como assim minha gente? 

Eu vi na tv uma mulher, já noiva, alugando os ouvidos do santo para MARCAR A DATA!!!!!

Gente, com certeza ele tem coisa mais importante para fazer neste mundo com tantos problemas, com tanto sofrimento. 

E a Igreja lucra muuuuito, em vários sentidos, com tudo isso. Já não basta todo o dinheiro que recebe de impostos e laudêmios (verdadeiras fortunas espalhadas pelo estado, pelo país).... 

Fora as pessoas que ficam no entorno ganhando um dinheirinho às custas dos medos, desejos, frustrações, sonhos, de outras pessoas, fracas, com baixa auto estima, que necessitam buscar fora de si as resoluções de seus problemas, às vezes pequenos, vamos combinar. Quando é por um motivo maior, como saúde, tudo bem, mas para marcar data de casamento??!!! É muita falta do que fazer.......

Me irrita ver às vezes a passividade das pessoas....(inclusive a minha). Esperando que as coisas caiam dos céus: ganhar na megasena (se viciando às vezes no jogo, enricando o estado e donos de lotéricas), chantagear o santo (dando dinheiro para igreja), uma bolsa família ( quanto mais filhos  puser no mundo, mais dinheiro se ganha), e por aí vai.. 

Isto não qer dizer que as pessoas não trabalhem. Trabalham muito, de uma forma robótica, mas às vezes, sem nenhum senso crítico ....

Não tenho religião... tenho problemas, desde criança, com hierarquias, imagens, rituais, relações de poder, controle sobre o outro, manipulação, vaidades...  fui batizada e fiz 1ª comunhão, mas nunca acreditei em nada daquilo. Via um monte de carneirinhos dizendo amém, sem pensar, questionar, investigar...... talvez por influência de meu pai que era filósofo, apesar de totalmente  espiritualista e cristão.

Apesar disso tudo, acho que para muitas pessoas a religião é muito necessária. 

Tenho minha espiritualidade sim... creio em algumas coisas, inclusive em Jesus.. tem São Francisco que gosto muito... de sua história... creio num código de conduta, respeito, gentileza, solidariedade, causa-efeito, amor.. mas qualquer coisa que leve para o fanatismo, ou falta de senso crítico, ou fazer algo porque te dizem para fazer... tô fora.

Deus, e todas as soluções, assim com os próprios problemas, estão dentro de mim... de nós. Meu corpo, minha mente e meu coração, são o meu templo... não tenho que buscar fora, em um padre, ou pastor, ou gurú, ou qualquer um que se ponha como o solucionador dos problemas.

"Um só"
( Pedro Santos)

Eu sou......
de uma porção que nem pó.......
......de uma porção de um só.......
Sempre pra lá e pra cá.....

Eu sou....
de um pedacinho de nada....
de um pedacinho de cada.......
dentro de tudo que há.

aquele que na palavra entender.......
no nome não se prender.......
pode ver bem quem eu sou.

Mas quem....
no pé da letra cair......
do nome não vai sair....
porque no nome não estou !


"SE EU QUISER FALAR COM DEUS "
(Gilberto Gil)



Se eu quiser falar com Deus, tenho que ficar a sós
Tenho que apagar a luz, tenho que calar a voz
Tenho que encontrar a paz, tenho que folgar os nós...
Dos sapatos, da gravata, dos desejos, dos receios
Tenho que esquecer a data, tenho que perder a conta
Tenho que ter mãos vazias, ter a alma e o corpo nus.


Se eu quiser falar com Deus, tenho que aceitar a dor
Tenho que comer o pão, que o diabo amassou
Tenho que virar um cão, tenho que lamber o chão..
Dos palácios, dos castelos suntuosos do meu sonho,
Tenho que me ver tristonho,tenho que me achar medonho
E apesar de um mal tamanho... alegrar meu coração.

Se eu quiser falar com Deus, tenho que me aventurar
Tenho que subir aos céus, sem cordas pra segurar
Tenho que dizer adeus, dar as costas, caminhar decidido, pela estrada que ao findar vai dar em nada
Nada, nada, nada, nada, nada, nada, nada, nada, nada, nada, nada, nada
Do que eu pensava encontrar..........




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Se quiser deixar um comentário......
:o)