Páginas

dezembro 10, 2010

MÃE: MOMENTO DE REPENSAR A VIDA...........

          É fácil deixar a vida nos levar... é o dia-a-dia, correr atrás de trabalho, arrumar a casa, consertar a casa, resolver questões burocráticas (processos, prefeitura, reclamar, recorrer), comprar comida, fazer comida, comer na rua alguma besteira, lavar a louça da comida, comprar roupa, lavar e consertar roupa, comprar coisas, trocar de celular, de computador, de carro( quem tem, o que não é o meu caso, porque não sei nem dirigir !).

          Trocar de namorado, amante, caso, ficar sozinha e reclamar por isso, arranjar alguém e reclamar também, voltar para aquele 'um'!

          É ter orkut, facebook, blog e atualizar sempre (porque se você não tiver um monte de trecos virtuais você não existe não é? pelo menos acredita nisso....), ficar limpando a caixa de emails que quase sempre não tem nada que preste a não ser propagandas e correntes (O-DE-IO CORRENTES!!!!).... 

          A gente ocupa toda a nossa mente e tempo com milhões de informações e não damos conta de todas as nossas 'ocupações' mentais ... querendo sempre mostrar que estamos ótimos.. lindos... já repararam que pelo computador todo mundo é suuuuper feliz...rs.. descolado..moderno ?

          É uma busca incessante.. de ser aceito.. querido.. admirado.. aplaudido..amado. No meio artístico então isso é gritante. Você TEM que estar sempre em cena.. ensaiando algo novo.. com mil idéias.. mandando mil projetos.. pesquisando editais.. se enche de expectativa.. ansiedade.. angústia.. porque se você não trabalha,  ninguém ouve falar de você e aí você cai no ostracismo.. e se sente abandonado.. frustrado.. medíocre. 

           Já venho, há um tempo, observando isso tudo.. me perguntando se ainda quero toda essa instabilidade, estar nessa roda da fortuna. É lógico que toda essa cobrança que falo funciona praticamente de forma inconsciente.. a gente se coloca nesse lugar ou não. Mas, a máquina social é forte e impiedosa. Fora a exigência, no caso da mulher, de ser A gostosa.. ter um corpo lindo.. sem celulites.. sem estrias.. rugas? nem pensar... temos que ter a pele de 20 anos até morrer!!  

           Gente, é uma escravidão!!!!! Somos escravos da beleza, da tecnologia, da diversão, do prazer, do dinheiro, do status, seja social ou intelectual.... a verdade é que nós não temos as coisas, mas, elas, é que nos tem. Eu adoro chegar em casa e desligar meu celular. Fico diiias sem ver internet.

          Mas, aí, um dia, o mundo nos mostra a dialética da vida. Nos lembra que não existe só alegrias.. nem só a beleza. Que existem os espinhos além da rosa. É quando ficamos doentes, ou vemos alguém que amamos adoecer... e temos que aprender a aceitar e dançar conforme a música. Tudo tem o seu tempo. É o tempo de rir. O tempo de chorar. 

          Tudo isso para dizer que há 15 dias atrás minha mãe caiu doente. Uma gripe de arrasar, que a deixou por 3 dias seguidos com uma febre de 39º.... dor no corpo.. prostração.. a levei 2 vezes na emergência.. ela desmaiou na minha frente.. eu gritava com os médicos.. radiografias.. exames de sangue.. uma tosse forte.. a suspeita de pneumonia.. pressão descompensou..4 médicos diferentes.. antibiótico que a fez passar mal.. e eu, sozinha, tendo que segurar a onda: tirando pressão, temperatura, fazendo nela nebulização, comida sem sal, comprando frutas e legumes hipotensores, arrumando a casa, cuidando dos bichos, de olho nela, porque ela não dormia, nem eu... o medo de perdê-la. Na idade dela uma simples gripe pode ser fatal. 

          A gente sabe que esse dia vai chegar.... mas parece que nunca estamos preparados não é?É como se pudéssemos enganar a hora da ida.... da dor... do sofrimento.. da solidão. E nestes momentos de dor, de ansiedade, de impotência quase, nos lembramos que as coisas mais importantes da vida, e justamente as que  talvez mais deixemos de lado, são a saúde e as pessoas que amamos: nossa família, mãe, pai, marido, esposa, filhos.... o resto que falei lá em cima, e que damos tanto valor às vezes, as coisas, o 'social', não tem importância nenhuma.


          Minha mãe é a pessoa que mais amo. Minha melhor amiga. Minha fortaleza.. não existem palavras que possam descrever o tanto de afeto que existe nesta relação.. é claro que existem os momentos de brigas, de falta de compreensão, de raiva, discórdia, em que preciso ficar longe, mas tudo isso tambem faz parte do amor, da aprendizagem, da tolerância, de aceitar o outro como ele é, de entender que ninguém muda porque nós queremos.. e que também não somos perfeitos.

         
          Quero ter a certeza de que fiz tudo que pude, dentro das minhas possibilidades, para ela ser feliz, ... sou grata por tudo que ela fez por mim. Agradeço aos valores que ela me passou: de honestidade, de ética. As coisas que me incomodam cabem a mim mudar, porque sei que ela fez o melhor que podia. Por isso, cuido dela com amor, gratidão e dedicação,  porque quantas noites ela não perdeu cuidando de mim quando precisei? E ter em mente que devemos valorizar as coisas importantes, por menor que sejam, e deixar de brigar, e se estressar por tantas outras que não merecem o mínimo de nossa energia.. 


       



  Te amo mãe............OBRIGADA!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Se quiser deixar um comentário......
:o)