Páginas

outubro 31, 2010

Època de Ouro na Rádio Nacional

Nesta 6ª feira que passou, fui num templo da memória da música brasileira: a Rádio Nacional, criada em 1936!! Nascedouro de tantos talentos nacionais....

Cantores do Rádio

Composição: Braguinha / Lamartine Babo / Alberto Ribeiro
 
Nós somos as cantoras do rádio
Levamos a vida a cantar
De noite embalamos teu sono
De manhã nós vamos te acordar

Nós somos as cantoras do rádio
Nossas canções, cruzando um espaço azul,
Vão reunindo, num grande abraço
Corações de norte a sul

Canto pelos espaços afora
Vou semeando cantigas
Dando alegria a quem chora

Canto pois sei que a minha canção
Faz estancar a tristeza que mora no teu coração

Canto pra te ver mais contente
Pois a ventura dos outros
É a alegria da gente

Canto e sou feliz só assim
E agora peço que cantem
Um pouquinho pra mim


Fazer? Ver o programa semanal do Época de Ouro. Quem?

                                                     http://www.epocadeouro.com.br/

Um grupo de choro que fez, e faz, história neste gênero da nossa música. Criado em 1964 pelo Jacob do Bandolim (olha ele aí de novo....rsrs). Inclusive, meu pai gravou com eles.


Foi incrível a sensação que tive lá naquele auditório... parecia que eu tinha entrado numa máquina do tempo.... ver e ouvir um programa ao vivo.... com um locutor completamente estiloso.... uma aula da história do choro.. com comentários e participações de ouvintes.. da platéia.. dos músicos... A alegria nos rostos de cada um.... um ambiente tão agradável.. divertido.. era como se tivesse dado pausa no controle remoto do tempo.


Eu achava que seria a mais jovem da platéia, mas eis que chegam uns 'meninos'.. tipo 20 anos...achei o máximo.


No final, fui  falar com Jorginho do Pandeiro.. pandeirista do grupo.. prestes a completar 80 anos.. mas com as mãos ágeis de um rapaz!
Falei de quem era filha (percussionista Pedro Sorongo) e ele abriu um sorriso e fez questão de descer do palco para me dar um abraço. Falou do meu pai.. perguntou pela minha mãe.. disse que gravou muito ao seu lado..


Aí chegaram os tais 'meninos' de 20 anos.. a 'galera 'nova do samba e choro.. quando o pandeirista soube quem era meu pai falou: 'sério?? nossa, conheço o trabalho do seu pai! e quero conhecer mais....'


Aí, chega o filho de Jorginho do Pandeiro, Jorge Filho, cavaquinista e diz: 'Pedro Sorongo??' Claro que conheci... muito criativo... era muito bom mesmo! Um dia chegou tocando grampo de cabelo... preso numa rolha... coisa doida..rsrs'.


Não preciso dizer que fiquei muito emocionada ( mas não chorei não..):
  • por ver um músico do naipe de Jorginho do Pandeiro super ativo... tocando... viajando... com uma memória incrível (meu sonho de consumo é envelhecer assim)... 
  • por ver músicos jovens falarem do meu pai, mantendo assim a  memória musical, reconhecendo e valorizando os artistas que colaboraram com a nossa música.
  • por estar ali.


Eu recomendo para quem gosta do gênero, para quem não conhece, para quem pesquisa, dar um pulo lá: toda 6ª feira, das 17 ás 19:00.

Um comentário:

  1. Ola Lys tudo bom .... então, o jovem que vc encontrou na radio nacional fui eu.... realmente sou fã de seu pai .... foi um grande prazer te conheçer... vamos manter contato pra vc me mandar algumas coisas do seu pai ..... grande abrç....Rafael Toledo

    ResponderExcluir

Olá! Se quiser deixar um comentário......
:o)