Páginas

setembro 02, 2013

Djeu...

Há 9 anos atrás, eu levei pra casa um calafate... marfim, de olhinhos vermelhos... fiquei apaixonada por ele na loja, tão ativo, curioso..

Ele começou a cantar, e o cantozinho falava justamente isso: 'djeu, djeu, djeu'. Aí, surgiu o nome dele, 'Djeu'.

Logo depois resolvi levar uma namorada para ele, porque já não acho justo uma ave ficar presa (apesar de saber que ele nasceu em cativeiro), imagina não ter nem uma companheira..

Descobri que era macho também (espécie difícil de saber o sexo). Não tive coragem de me desfazer, me apeguei... ele cantava também, um cantozinho que falava: ' é o pitoco, é o pitoco, é o pitoco'. Aí, surgiu o nome dele, ' Pitoco '.

Passaram a viver muito bem juntos.. na verdade, não se desgrudavam... e dançavam um para o outro, dando pulinhos, na tentativa de resolver aquela situação. Era fôfo vê-los pular... mas é triste também.... porque não era natural.

                                                 



Vivi momentos de puro encantamento com eles: divertidos, adoravam tomar banho, curiosos, fofoqueiros. Ficava observando meus calafates... amo aves.

Um dia Pitoco ficou doente.. e no mesmo dia se foi. Não deu tempo para nada. Passarinho é assim....

Djeu ficou sozinho. Na verdade passou a dividir o viveirão com minha calopsita, a Tuí, que também estava viúva.... se davam muito bem. Cada um na sua, mas dormiam no mesmo puleiro, um do ladinho do outro... e quando eu tirava ela, ele a chamava muito... são aves que vivem em grupos grandes.

Então Djeu começou a espirrar muito... achei que era um resfriado e o coloquei separado em quarentena, com uma lâmpadazinha sobre a gaiola... coloquei uma cestinha pequena de palha, e ele ficava lá dentro com a cabecinha olhando tudo que acontecia aqui fora... se passaram 2 semanas... não melhorou... levei ao veterinário: morreu no caminho.

Fiquei arrasada.... apesar de satisfeita em saber que ele viveu os 9 anos que dura essa espécie. 


Arrasada por não ter levado antes para o veterinário, achando que era um resfriado (não era..).. mesmo eu tendo me dedicado 100% a ele, cuidando muito mesmo.. preocupada (eu era bem apaixonadinha por ele, meu calafate querido)..

Arrasada por não ter dado uma namorada a ele, e ter deixado o bichinho solteiro por toda a sua vida... isso é cruel, não é justo... ele não cumpriu sua função neste mundo: perpetuar sua espécie, ou servir de alimento para outro animal (cadeia alimentar). Serviu apenas para meu deleite egoísta...

Enterrei ele no jardim de casa... e agradeci, chorando, por ele ter vindo para a minha vida.

OBRIGADA DJEU QUERIDO!!!



Meu sonho sempre foi ter um viveiro enorme, tipo o do zoológico, com bancos dentro para eu ficar ali observando eles enquanto voam, tomam banho, namoram... e quem sabe alguns pousando em mim.

As aves são maravilhosas... coloridas, amorosas, com um comportamento interessantíssimo.

Mas não quero mais animal preso em gaiola. Basta eu  viver assim....porque vivemos em gaiolas... parece que não, mas vivemos.


É triste também saber que daqui a pouco só vai existir pássaros silvestres e exóticos em gaiolas e criadouros, porque suas árvores frutíferas estão desaparecendo... não tem mais habitat para eles.. estão sumindo.. sendo encurralados. Como outros animais em todo o planeta....






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Se quiser deixar um comentário......
:o)