Páginas

novembro 13, 2011

Jurema: uma galinha de sorte....

Estava eu saindo da UNIRIO num sábado desses, indo em direção ao RioSul pegar meu ônibus de volta, quando o que vejo no meio do quiosque de plantas na praça............ ?

Uma galinha..........!! Branca, sujinha tadinha, toda frajolinha passeando por entre as flores. Tipo: aqui é a minha casa.



Fiquei boquiaberta por um minuto... me refiz... e fui falar com o encarregado do quiosque... e perguntei:

* Esta galinha é de vocês?

* É sim. Ela foi usada em algum evento do teatro e depois ela apareceu por aqui muito doente. A gente adotou, cuidou e agora ela é mascote.. tá aqui há uns 6 meses.

* E ela dorme aonde? Não vão roubar ela não..?! Os mendigos por aqui podem pegá-la pra comer...

* Ela dorme aqui no alto da barraca. Ahhh, já avisei que se alguém pegar ela ou matar a gente dá uma coça!! Todo mundo sabe que ela é daqui e respeita.

* Tem nome?

* Tem sim. É Jurema... e ela bota ovo todos os dias. 

Enfim, não preciso dizer que fiquei ali conversando um bom tempo sobre a Jurema, encantada com aquela situação sui generis... Onde já se viu, em plena cidade do Rio de Janeiro, num quiosque de plantas no meio de uma praça, encontrar uma galinha sem rabo, adotada, passeando entre as flores?! Muito lindo gente! Me senti numa cidadezinha num interior deste Brasilzão... conversando sobre mato, planta, bicho.. a simplicidade.. outra dimensão do tempo.. a vida.

Então ele falou que muitas pessoas passam ali e reclamam:
'É mendigo.. é galinha.. daqui a pouco vai ter cavalo, vaca!'

Eu adoraria chegar ali e dar de cara com um cavalo branco lindo passeando, uma vaquinha com seu bezerrinho.... rsrs.... melhor do que os mendigos (humilhação, miséria, depressão, falta de dignidade humanas), assaltantes, bala perdida, e tudo de ruim que podemos encontrar na nossa sociedade civilizada.... 

Na semana seguinte estava eu devidamente armada com uma câmera fotográfica para guardar a Jurema (adorei este nome !) na minha memória... e lá estava ela no seu jardim florido.. 


e o Francisco (filho do jardineiro) ficou carregando a Jurema pra lá e pra cá, pra eu fotografar...

( confesso que eu queria ficar quietinha e deixar a galinha passeando tranquila, e esperar por uma foto bacana, espontânea, mas fazer o que se o menino queria ser gentil né?... na verdade ele foi um fôfo! e por isso mereceu uma foto ao lado da estrela...rsrrssrsr... Francisco, nome de santo protetor dos animais... )



São esses momentos especiais que fazem você ver que o mundo é muito mais do que sua vidinha, seus problemas, seus prazeres... é ter olhos de ver, ouvidos de ouvir e coração para sentir.

A cada segundo, são milhares de histórias acontecendo, umas belas outras tristes, mas sempre histórias de vida... a vida existe em cada canto, basta sentí-la!



Jurema... uma galinha de sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Se quiser deixar um comentário......
:o)